Ondas podem atingir 14 metros: agitação marítima motiva reforço da campanha “Mar de Inverno”

0
121

A Póvoa de Varzim e Vila do Conde, assim como todo o litoral norte, encontram-se sob aviso laranja e vermelho nos próximos dias. A sucessão de depressões — na semana passada a depressão Ingrid e, atualmente, a depressão Joseph — levou a Autoridade Marítima Nacional a reforçar o apelo à campanha “Mar de Inverno”, que procura sensibilizar a população para os perigos da agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto está sob aviso laranja até às 03h00 de quarta-feira, com ondas entre 5 e 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima. A partir dessa hora e até às 21h00, o aviso sobe a vermelho, prevendo-se ondulação entre 7 e 8 metros, com máximos que podem chegar aos 14 metros. O aviso regressa depois a laranja, por tempo ainda indeterminado.

Face a estas condições, as barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde encontram-se fechadas a toda a navegação, estando a situação em avaliação permanente. A Autoridade Marítima recomenda especial prudência à comunidade piscatória e à náutica de recreio, apelando ao regresso aos portos de abrigo e à suspensão de saídas para o mar até que o estado do tempo melhore.

A campanha “Mar de Inverno”, lançada pela AMN, surge precisamente para reforçar a sensibilização para os riscos associados às atividades junto ao mar nesta época do ano, marcada pela ausência de vigilância nas praias e por fenómenos meteorológicos mais severos. Com o mote “Se o mar mete respeito, porque insistimos em desafiá-lo?”, a iniciativa pretende alertar residentes e visitantes para perigos muitas vezes invisíveis, sobretudo em zonas costeiras, arribas e molhes.