O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se nesta quinta-feira, 27 de março. Dar sangue é dar vida, e como tal toda a população apta a fazê-lo é convidada a ser dador. No mês de abril, no concelho da Póvoa de Varzim, há várias oportunidades para dar sangue.
De acordo com as datas avançadas pela Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim, este mês, há recolhas na sede da Associação e nas freguesias de Estela e de Rates.
A primeira recolha está marcada para o dia 6, na Escola do Teso, Estela, entre as 9 horas e as 12h30. No dia seguinte (7) e no dia 24, uma segunda e uma quinta-feira, respetivamente, há recolhas na sede da Associação, no número 2 da Rua Almirante Reis. A 14 de abril, será o Salão Paroquial de Rates que recebe uma recolha, entre as 15 e as 19 horas.
O portal dador.pt indica que, à data de 24 de março, as reservas de sangue do Instituto Português do Mar e da Transplantação estão mais limitadas no que toca aos tipos sanguíneos A+, B- e O+.
Lembre-se que, para ser dador, é necessário ter pelo menos 18 anos, ter um peso corporal igual ou superior a 50kg e ser saudável. Antes da dádiva, deve reforçar a hidratação com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia, evitar grandes períodos de exposição solar, e não fazer uma refeição abundante previamente à dádiva (mas deve comer alguma coisa).
Os homens podem doar de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses. É aceitável um intervalo de 2 meses entre dádivas desde que não se ultrapasse as 4 dádivas (no caso dos homens) e as 3 dádivas (no caso das mulheres) num período de um ano.