Operação ‘Censos Sénior’ arranca para proteger população idosa

0
201

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, até 15 de novembro, em todo o território nacional, a Operação ‘Censos Sénior 2024’. A ação visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança.

Este ano, a GNR vai prolongar o período da operação, uma vez que “se continua a revelar fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet”.

Na edição de 2023, a Guarda sinalizou 44.114 idosos, 826 deles no distrito do Porto, que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança. As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, para acompanhamento futuro.

A GNR realizou ainda 304 ações em sala e 2.651 ações ‘porta a porta’, abrangendo um total de 24.978 idosos.

A Operação ‘Censos Sénior’ existe desde 2011. Desde aí, a Guarda tem vindo a “atualizar a sinalização geográfica desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o incremento do sentimento de segurança”.

Esta operação encontra-se integrada no programa ‘Apoio 65 – Idosos em Segurança’ do Ministério da Administração Interna, o qual visa, através da ação das Forças de Segurança, garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.