Elementos da GNR da Póvoa de Varzim participaram numa operação desencadeada pela Polícia Judiciária no âmbito “do combate ao tráfico e viciação de veículos”. Seis pessoas foram detidas e foi também apreendida uma viatura de gama média/alta, de marca BMW, revelou a PJ em comunicado emitido na quarta-feira.
Entre os detidos, cinco homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 52 anos, está um comerciante de automóveis, sendo os restantes sem atividade formal conhecida, pode ler-se na nota da Polícia Judiciária.
A operação foi liderada pela Polícia Judiciária do Norte, que além dos militares da GNR da Póvoa de Varzim, também envolveu elementos da Polícia Judiciária de Vila Real, e a colaboração do Comando Metropolitano do Porto da PSP, tendo sido efetuada 19 buscas domiciliárias.
Os detidos são suspeitos “da prática de crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, burla qualificada e tráfico de estupefacientes”, os quais ocorreram “no decurso de inquérito pendente, no qual se investiga um esquema de falsificação de documentos, legalização e venda de veículos automóveis de gama alta e média”, explica o comunicado da PJ.
Segundo a PJ os veículos eram “adquiridos com recurso a crédito, também este obtido com documentação suporte falsa, eram descaminhados, furtando-se os autores ao pagamento do respetivo aluguer. Em momento posterior, eram submetidos a alterações documentais e colocados no estrangeiro, onde eram novamente inseridos no mercado, legalizados com recurso a documentação falsa, passando a circular com matrícula e documentos aparentemente válidos”.