Ortopedista Hélder Pereira alerta para a necessidade de instalações físicas no Centro Hospitalar Póvoa/Vila do Conde

0
3922

O investigador e médico ortopedista Hélder Pereira, natural de Caldas das Taipas, mas radicado em Vila do Conde, lançou neste mês de fevereiro o livro ‘Lateral Ankle Instability’, ou instabilidade lateral do tornozelo. Em entrevista ao MAIS/Semanário, o profissional do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde aborda a obra, os seus planos para o futuro e o trabalho no CHPVVC – que tem uma necessidade “crítica” por melhorias a nível de instalações.

O Dr. Hélder também exerce funções no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/vila do Conde na área da ortopedia. Há quantos anos exerce funções nesta unidade de saúde? A mesma está preparada para os desafios que atualmente e no futuro, a medicina enfrenta no tratamento dos doentes?

Trabalho neste Centro Hospitalar há cerca de 15 anos e tenho muito orgulho nisso, e reforço a gratidão aos meus colegas (todos os colaboradores da instituição sem exceção).

Talvez não saiba, mas isso pode ser demonstrado, em Ortopedia, o nosso CHPVVC é o Hospital do país com maior índice de produção científica de impacto internacional, à frente dos Hospitais Universitários! O Serviço de Ortopedia tem tido inúmeros reconhecimentos da sua qualidade.

A nossa principal necessidade são as instalações físicas! É crítico conseguirmos melhores condições ao nível das instalações para continuarmos a prestar cuidados ao mesmo nível aos pacientes. Estamos no para lá do limite e a pandemia veio tornar ainda mais visíveis essas insuficiências.

Sei que do poder local tudo está a ser feito, em espírito de coordenação com o Conselho de Administração e deixo aqui o meu apelo aos responsáveis da governação deste país para a necessidade urgente de resolver esta questão. Apelo igualmente à população que se junte aos esforços dos profissionais, dirigentes hospitalares e poder local e ajudem a exigir ao poder central melhores condições para os nossos utentes!

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).