Os ’50 anos de Abril na Educação’ em seminário do SIPE

0
1362

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) promoveu, no sábado (3), o VI Seminário SIPE, com o tema ’50 anos de Abril na Educação’. O seminário decorreu no São Félix Hotel, em Laúndos.

Presentes estiveram Rosa Sá, vice-presidente do SIPE, Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares, Alexandre Ventura, professor universitário e ex-secretário de Estado da Educação, Paulo Guinote, docente e autor de ‘A educação do meu umbigo – Um livro que incomoda ministros e mobiliza professores’, Ilda Figueiredo, política e autora do livro ‘Educar para a Cidadania’, e Luís Diamantino, vice-presidente e vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A moderação do debate ficou a cargo de Júlia Azevedo, presidente do SIPE, que afirmou que esta iniciativa “é sobre o poder da educação na transformação social em 50 anos de liberdade. Esta é uma ação que aborda a História e o futuro da educação em Portugal”.

Da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, o diretor Carlos Louro destacou a valorização da escola pública, realçando a importância das políticas sociais implementadas em simultâneo com as políticas educativas e também a importância do papel da escola na formação dos jovens garantindo a correção das desigualdades

Por sua vez, Luís Diamantino frisou que “o 25 de Abril abriu as portas da universidade, não só a mim, como a muitos outros”, mas que a carreira docente vive tempos conturbados: “agora, a missão de professor está completamente posta de lado. O professor, infelizmente, já não é respeitado nem tido como uma referência como outrora”, disse.