Cidade eterna, museu ao ar livre, berço da civilização ocidental, cidade das sete colinas… Roma recebeu muitos apelidos ao longo da sua história, mas nenhum descreve a sensação que se tem ao caminhar pelas suas ruas, ao descobrir os seus recantos mais românticos, ao saborear a sua gastronomia ou ao maravilhar-se com a sua arquitetura. Roma não é apenas eterna, é infinita. É por isso que esta lista das melhores coisas para fazer em Roma é apenas um inventário dos locais mais comuns para começar a conhecer a cidade, que pode usar como checklist para a sua viagem.
Visite o interior do Coliseu
Este anfiteatro é, sem dúvida, o guardião de Roma. É o monumento mais visitado da cidade e as suas galerias interiores são tão cativantes como as suas paredes exteriores, revestidas por arcos e colunas gregas. Desde a sua construção em 72 d.C., o Coliseu testemunhou inúmeras histórias de gladiadores e lutas de animais, mas estas serão contadas numa das muitas visitas guiadas ao Coliseu.
Tal como você, milhares de turistas querem aceder a este monumento e se, antes de iniciar a sua viagem, souber onde comer no final da sua visita ao Coliseu ou como obter bilhetes baratos para o Coliseu, o afluxo de turistas será muito mais suportável.
Maravilhe-se com a Praça de São Pedro
Reservar uma visita guiada ao museu do vaticano e capela sistina é uma obrigação em Roma. Juntamente com a Capela Sistina, os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro, que domina a praça, são os dois marcos do mais pequeno estado do mundo. Provavelmente já viu este quadrado oval rodeado por dois semicírculos em mais do que uma foto aérea; esta é a vista que se tem ao subir à cúpula de Saint-Pierre (a entrada na basílica de Saint-Pierre é gratuita, mas a cúpula exige uma taxa).
Se visitar a zona, lembre-se que é uma das zonas mais movimentadas de Roma, por isso recomendo que tome nota destes locais onde comer perto do Vaticano para que possa pode reservar com antecedência. Há tanto para ver e fazer no Vaticano que, ao fim de uma manhã, vai acabar por ficar com fome. Pode também levar uns snacks na mochila para não perder tempo.
Visite o Fórum Romano e o Monte Palatino
O Fórum foi o local onde se concentrou toda a vida judicial, política e comercial da Roma Antiga e, ainda hoje, constitui um impressionante conjunto de vestígios arqueológicos através dos quais podemos adivinhar a essência desta época áurea da cidade.
Se reservar uma visita ao Fórum Romano, verá também o Monte Palatino: a mais central das sete colinas de Roma, de onde se avistam extraordinários vestígios arqueológicos. As excursões ao Coliseu e os bilhetes para o Coliseu incluem frequentemente o acesso a esta área, mas se planeia visitar o Vaticano, recomendo que explore a excursão conjunta ao Vaticano e ao Coliseu.
Atire uma moeda à Fontana de Trevi
Prepare as moedas porque vai precisar. Roma é conhecida como a cidade das fontes – existem mais de duas mil em toda a cidade, grandes e pequenas – mas nenhuma é mais grandiosa do que a Fonte de Trevi. Sabia que se atirar uma moeda por cima do ombro para a fonte, há um ditado que diz que voltará a Roma? É certo que voltará, se visitar as atrações que recomendamos (mesmo que não atire a moeda).
Descubra os Museus Capitolinos
A arte em Roma não se fica pelo Vaticano e há muito mais a descobrir. Reserve bilhetes para os Museus Capitolinos que, localizados no Monte Capitolino, são outro local imperdível para ver obras de arte míticas como o Lobo Capitolino, a estátua equestre de Marco Aurélio, a Medusa de Bernini, o Colosso de Constantino ou mesmo o Gálata Ferido.
A gastronomia de Roma
Nem só de pizza e pasta se faz a gastronomia italiana, mas são claramente uma grande atração porque estes dois pratos são a especialidade do país e ninguém os faz como em Itália, mas há mais coisas para descobrir e Roma é a cidade perfeita para se “perder” nas ruas a encontrar os melhores restaurantes locais. Bolinhos de arroz recheados crocantes? Há. Ensopado de rabo de vitela? Há. Há pratos para todos os gostos e se estiver de dieta, Roma não é uma boa cidade para visitar.
Experimente também a suculenta porchetta, um porco assado temperado com ervas aromáticas, ou a carciofi alla giudia, alcachofras fritas de origem judaica. Não deixe de provar o supplì, bolinhos de arroz recheados com queijo derretido e fritos até ficarem crocantes, e o coda alla vaccinara, um ensopado de rabo de boi cozido lentamente com vegetais e vinho. A gastronomia romana é uma celebração de sabores ricos e autênticos que farão qualquer amante da boa mesa feliz.
Há vários voos low costa ligar o Porto e Roma e por pouco dinheiro pode visitar uma das capitais mais histórias de um país que tem tanto para oferecer. O alojamento em Roma também é relativamente acessível e tem a garantia que a viagem valerá cada cêntimo.