As celebrações das aparições de Fátima levam, no mês de maio, milhares de pessoas em peregrinação até ao Santuário. Para “apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações”, a Guarda Nacional Republicana intensificou as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima, bem como o policiamento no Santuário, até 15 de maio.
No âmbito da Operação ‘Peregrinação Segura’ 2022, a GNR lembra que este ano são esperados mais peregrinos do que o costume, “em virtude do levantamento das medidas implementadas para a mitigação da situação pandémica da covid-19”.
Nesse sentido, em comunicado, divulga uma lista de comportamentos a adotar. A lista inclui andar em fila indiana, sinalizar o início e o fim dos grupos, andar pela berma e não na estrada, caminhar na berma contrária ao sentido do trânsito, não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões, usar sempre coletes refletores, não usar auscultadores ou auriculares nem utilizar o telemóvel durante a caminhada, e ter cuidado especial ao atravessar as vias.
A GNR alerta ainda para os peregrinos não andarem sozinhos durante a noite e para fazer pausas durante a caminhada.
Chegados ao Santuário de Fátima, os peregrinos devem guardar os bens na bagageira dos veículos, não os deixando à vista, transportar os documentos e itens pessoais consigo, num bolso da frente ou numa bolsa que esteja sempre em contacto com o corpo, evitar andar com grandes quantias, sair calmamente das cerimónias, e não perder de vista os idosos e crianças que os acompanham.