Depois de um ano de limitações e restrições impostas pela emergência higiénico-sanitária global, o panorama parece começar a aligeirar e a vida a regressar à normalidade. Ao mesmo tempo, também o desporto em geral e o futebol em particular parecem começar a voltar lentamente aquilo que nos lembramos, com o público a regressar aos estádios e, consequentemente, os torneios a tornarem-se mais competitivos.
Isto quer dizer que o próximo verão e outono de 2021 vai ser um período de grandes expectativas, com várias partidas, torneios e competições que nos deixam qualquer adepto do desporto-Rei com grande excitação. Além disso, é também altura de regressar às apostas desportivas, até porque sites como o Bettilt estão a começar a oferecer grandes promoções para essa altura do ano. Assim, fizemos um apanhado por alto das partidas de futebol mais aguardadas para o verão e outono de 2021.
EURO 2020
O Campeonato Europeu de Futebol é a grande competição do desporto-Rei do calendário desportivo de 2021. Depois do adiamento por 1 ano, devido à pandemia da covid-19, a 16ª edição arranca em Junho, decorrendo durante 1 mês. São 24 seleções em prova, numa edição muito particular que se estende por 12 cidades diferentes na Europa. É a verdadeira celebração da identidade europeia, num campeonato que começa no estádio Olímpico, em Roma, e termina no mítico Estádio de Wembley, em Londres.
Devido a um ano desportivo com muitos altos e baixos, é difícil escolher um verdadeiro favorito para levar a caneca para casa. No entanto, a França afigura-se como a mais forte candidata a vencer a prova, com um plantel de estrelas como Kylian Mbappé como estrela principal. Também não podemos menosprezar a seleção de Portugal, que defende o título conquistado em França, até porque conta nas suas fileiras com o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, e com o mais caro de todos, João Félix. Dia 11 de Julho o mundo desportivo parará para assistir à final, o mais importante jogo de futebol de 2021.
JOGOS OLÍMPICOS
Tal como o Campeonato Europeu de Futebol, também os Jogos Olímpicos foram adiados por 1 ano, devido à pandemia da covid-19. Assim, a competição que devia ter acontecido em 2020, vai decorrer no verão de 2021, com abertura a 23 de Julho e encerramento a 8 de Agosto. O Japão será o país de acolhimento, o que será uma repetição, depois de 1964.
Os Jogos Olímpicos reunem os melhores atletas do mundo em várias modalidades, mas é o futebol que desperta grandes atenções. São 16 seleções apuradas, que disputarão a medalha de ouro da competição. A final está marcada para o estádio de Yokohama e é a outra grande partida do verão futebolístico de 2021. O Brasil, como sempre, é o eterno favorito, se bem que a Alemanha posiciona-se logo atrás, especialmente após a vitória no recente Campeonato da Europa de Sub-21. Aliás, já diz a máxima que o futebol são 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha.
COPA AMÉRICA
A Copa América é a mais importante competição futebolística do continente Sul-Americano e vai decorrer este ano no rescaldo da pandemia da covid-19, contribuindo para um calendário de verão muito excitante para todos os adeptos do desporto-Rei. No entanto, esta é uma edição marcada por alguma polémica. A prova, depois de ter sido também adiada 1 ano, estava planejada para acontecer na Argentina e na Colômbia, mas devido às condições higiénico-sanitárias, a organização acabou por cair.
O Brasil, campeão em título, chegou-se à frente e vai acolher a prova, que arranca em Julho e termina no dia 10 de Julho, mas a decisão não caiu bem no próprio país. E a seleção canarinha ameaçou mesmo com o boicote. Seja como for, é o Brasil o grande candidato à vitória, até porque conta entre os escalados com o nome de Neymar. Seja como for, é impossível não presta atenção à Argentina. E a Colômbia estará certamente a correr por fora. Para quem prefere um futebol mais técnico e menos tático, a final da Copa América será o principal jogo a seguir no calendário de verão de 2021.