Este sábado, dia 1 de outubro, a Ourivesaria Tavares celebra 100 anos de existência. Nesta data em 1922, foi fundada a sociedade Andrade & Tavares, por Virgílio Aristides Tavares, avô dos atuais proprietários, Gaspar José de Andrade, Miguel da Silva Andrade e Manuel da Silva Andrade.
Ao longo deste ano para celebrar a efeméride, a gerência da Ourivesaria Tavares tem realizado diversas iniciativas para comemorar o centenário, e ainda, durante este mês de outubro fará o lançamento de um livro, que retrata o percurso da vida comercial e familiar destes 100 anos.
Entretanto, a Ourivesaria Tavares já apresentou uma nova fachada da sua loja situada na Rua da Junqueira, uma arte em filigrana, como um novo site para chegar a novos públicos. Os gerentes do estabelecimento comercial sublinham que “celebramos não só esta data redonda, mas também a história e herança da Tavares. Uma história que se faz de família, de proximidade e de pessoas”.
Na página da Ourivesaria Tavares no Facebook, a loja centenária partilha uma foto onde estão representados os membros que deram início a uma atividade exemplar no comércio local poveiro.
Atualmente, a Ourivesaria Tavares fornece e apoia diversas entidades locais com a execução de peças, nomeadamente de prata, de símbolos icónicos da sociedade poveira, sendo disso exemplo a réplica da Lancha Fé em Deus, do livro O Poveiro, do Brasão da Póvoa, entre outros.
Já este sábado, Joaquim Araújo, Sérgio Furtado e Fernando Gonçalves, dirigentes da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, estiveram na Ourivesaria Tavares, onde entregaram aos sócios-gerentes, Carlos e Ana Tavares, um diploma comemorativo e de reconhecimento pela sua atividade ao longo de um século.