Decorreu no dia 23 de março a cerimónia de encerramento da primeira Academia Digital para Pais do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim. Mais de uma dezena de mães, que participaram no curso de Nível I – Competências digitais básicas, receberam o certificado de participação, assim como os formadores Paulo Gonçalves, David Pires e Rafael Regufe, e o próprio agrupamento.
O Programa Academia Digital para Pais, iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção-Geral da Educação, é dirigido a pais e encarregados de educação de alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, e visa dotar as famílias de competências digitais básicas, “essenciais na sociedade atual e que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos”, explica o agrupamento de escolas poveiro.
Esta foi a primeira edição do projeto no Agrupamento de Aver-o-Mar, no entanto a nível nacional o programa já vai na sua 3ª edição, existindo mais de 200 agrupamentos envolvidos nesta iniciativa.
“Embora tenha sido difícil cativar pais/encarregados de educação para se deslocarem à escola e frequentarem estas formações, conseguimos constituir, neste Agrupamento, duas turmas do curso de Nível I – Competências digitais básicas. De salientar a resiliência das formandas, que evidenciaram sempre interesse em assimilar competências digitais e foram persistentes nessas aprendizagens”, reforça o agrupamento.
No próximo ano, as duas turmas avançam para o Nível II – Segurança e Cidadania Digital. Caso existem mais pais e encarregados de educação interessados, serão abertas novas turmas.