Paróquia da Matriz lança calendário de atividades para uma Páscoa em casa

0
1597

Devido à pandemia da Covid-19, a celebração da Semana Santa deste ano será diferente. Com as famílias em casa, o padre Avelino Castro e a Paróquia da Matriz lançaram um calendário com atividades para todos os que queiram celebrar a Páscoa em suas casas, “Cruz, nossa Páscoa e nossa Paz”.

Hoje, quinta-feira, dia em que se recorda a última Ceia e a instituição da Eucaristia, o desafio lançado é que cada família coloque no centro da mesa de jantar a sua cruz, “recitando uma oração de agradecimento no início da refeição”. Na sexta-feira Santa, às 15 horas, hora da morte de Jesus, o sacerdote pede que cada um faça um momento de silêncio junto à cruz. “Quem preferir, pode também optar por rezar em família a oração do Credo”, completou Avelino Castro.

No dia seguinte, a partir das 22h, todas as famílias são convidadas a colocar uma vela à janela, num ato simbólico que tem como finalidade recordar a vitória de Cristo sobre a morte.

Por fim, no domingo de Páscoa, dia da ressurreição, o padre Avelino lança o convite a todas as paróquias para fazerem entoar “os sinos de festa, os sinos da alegria”. Às famílias é pedido que adornem, desta vez, a sua cruz com flores e a coloquem à vista, na porta, na janela ou na varanda. O objetivo é: “Para aquele que passe porque tem de ir trabalhar possa ver que em sua casa a Páscoa chegou, e que esta é uma Páscoa de Páscoas”, explica.

A iniciativa “Cruz, nossa Páscoa e nossa Paz” permite assim criar uma aproximação entre fiéis, num momento em que estar afastado é o pedido. O padre Avelino Castro acrescenta ainda que “este momento que iremos viver, mesmo em confinamento dentro de nossas casas, será um tempo favorável, um tempo especial”. Termina por dizer que esta será “a celebração de uma Páscoa com muitas Páscoas”.