O arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim revelou hoje que, seguindo recomendações episcopais e civis sobre o Covid-19, “toda a atividade pastoral está suspensa”, pode ler-se em comunicado assinado pelo Pe. Manuel Casado Neiva, arcipreste.
Ainda assim, “onde for possível, as igrejas manter-se-ão abertas para aqueles que, a título individual, queiram rezar”.
Casamentos, batizados e funerais
O arciprestado recomenda também que não se realizem casamentos e batizados até reavaliação em contrário. A acontecerem, apenas com a família direta.
Quanto aos funerais, “cada paróquia disponibilizará o espaço mais adequado para se realizar o velório, apenas no dia do sepultamento, e pelo mínimo período possível”. À hora marcada, “o ministro da Igreja fará a última encomendação e despedida (sem missa). De seguida, os elementos da agência funerária farão o levantamento do caixão para o cemitério, sem acompanhamento processional”.
Finalmente, as visitas a idosos e doentes também não terão lugar salvo em caso de maior necessidade, a combinar com o pároco.
Domingo de Páscoa sem Compasso
De resto, e como já tinha determinado a arquidiocese de Braga, no domingo de Páscoa, na segunda-feira de Páscoa ou no Domingo de Pascoela, o “Compasso” ou “Visita Pascal” não se irá realizar.
Na foto: Pe. Manuel Casado Neiva, arcipreste