Várias centenas de pessoas lotaram, ao fim da tarde de terça-feira, a bancada e parte da quadra de jogo, do pavilhão do CDP, para celebrarem o 80º aniversário do clube, fundado a 26 de dezembro de 1943. Na cerimónia, que contou com música e os habituais discursos, foram entregues vários emblemas de ouro e prata. Também foram distinguidos com o emblema de platina, Geraldes Jesus e Armando Marques, ausentes por motivos pessoais.
Aos presentes, Sérgio Duarte, presidente da Direção, lembrou “o grupo de amigos que teve a ousadia de fundar este clube”, e referenciou modalidades extintas e outras em atividade “que contribuíram para o crescimento do clube, para a formação de homens e de pessoas de valores”.
Sobre o momento atual, o dirigente agradeceu às dezenas de equipas, centenas de atletas, aos 65 treinadores, 2500 sócios e aos milhares de pais e amigos que diariamente e semanalmente nos ajudam. “Trabalhamos na formação com orgulho, que o nosso propósito é formar homens e mulheres para a sociedade, fiéis aos valores dos nossos fundadores, e que se transformem em atletas de eleição, mas sobretudo homens da sociedade como prova”, sublinhou.
Entre agradecimentos à Câmara por todo o apoio e colaboração, Sérgio Duarte fez um breve balanço de 22 meses da sua direção. “Assumimos uma posição de rutura com o passado e que teríamos de devolver uma entidade que nós consideramos a entidade coletiva da Póvoa. Assumimos que este clube é um clube vocacionado para a formação e o foco será a formação”.
Por sua vez, Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara, falou em “gratidão para todos aqueles que fizeram o Desportivo ao longo de 80 anos. Gratidão aos atletas, aos treinadores, aos técnicos, aos adjuntos, a toda a gente que ajudou a fazer crescer este clube”.
E acrescentou: “Também aos sócios, como estes que foram homenageados, e que se são referência para os mais jovens”. O autarca disse que o CDP é um dos embaixadores da Póvoa e da confiança da autarquia para com a Direção. “O destino deste clube está muito bem entregue a esta direção, e só se pode vencer em equipa. Quero vos dizer que da por parte da Câmara Municipal, podem contar sempre connosco”.