A nova comissão política do PCP da Póvoa de Varzim, composta por 15 elementos, foi eleita no sábado, numa assembleia que contou com cerca de trinta militantes. A sessão de trabalho serviu de preparação para as eleições autárquicas, sem ainda tomar uma decição sobre qual o candidato da força política à Câmara.
No final, Jorge Machado foi o porta-voz e explicou que a sessão serviu para “uma discussão interna e coletiva àqueles que são os principais problemas que se vivem na Póvoa, quanto às suas realidades na educação, saúde, transportes públicos e depois da caracterização do mandato do PSD. Trabalhamos com propostas que vamos refletir no programa eleitoral para as eleições autárquicas”.
Em simultâneo, os militantes poveiros do PCP traçaram “os objetivos e análise do que correu bem e menos bem do partido para trabalhar no reforço da organização e termos mais força para essa batalha das autárquicas”.
Jorge Machado diz que candidatura de João Trocado “está a fechar portas em vez de as abrir”
Sobre a abertura da candidatura socialista de João Trocado a outras afinidades políticas, Jorge Machado explicou que “o nosso adversário não é o PS, mas sim a gestão do PSD para a qual temos sérias críticas e uma candidatura que começa por querer concentrar votos de outros partidos nele próprio”.
E adianta, “parece-me que começa mal na medida que está a fechar portas em vez de as abrir. Nós acreditamos que não há alternativa à gestão do PSD sem a presença da CDU, nomeadamente na Câmara Municipal e para isso temos que reforçar os votos”. O militante recordou a presença comunista na gestão autárquica de 1993 a 1997 “com uma intervenção qualitativa de então e queremos voltar porque há assuntos adiados e que não tem sido dado resposta às necessidades da população”.
Comissão política do PCP da Póvoa de Varzim
São 15 os nomes que compõem a comissão política e de vários setores de atividades: António Silva (membro da Assembleia de Laúndos), António Moreira, Célia Vareiro, Fernando Oliveira, João Martins (atual membro da Assembleia Municipal), Jorge Machado, José Rui Ferreira, Luís Silva, Maria Rodrigues, Mónika Varga, Mário Mateus, Miguel Andrade, Nuno Rodrigues, Sara Morim e Rui Lopes.