A Polícia Judiciária deteve na quinta-feira um homem de 29 anos suspeito de utilizar as redes sociais para chantagear “inúmeras jovens e até menores de idade”. Segundo comunicado, o detido obrigava as vítimas a enviarem fotografias íntimas e, na posse de tais conteúdos, exigia favores sexuais e extorquia-lhes dinheiro.
O Jornal de Notícias diz que o arguido é pescador e residente em Vila do Conde. Já tinha antecedentes por crimes similares pelo mesmo tipo de crime.
O homem “fazia-se passar por jogador de futebol e por empresário desportivo”, explica a PJ. “Confrontava as potenciais vítimas com o facto de possuir fotografias delas, em situações comprometedoras e de natureza sexual, para através de chantagem e coação lhes extrair mais conteúdos de natureza idêntica”, continua o comunicado.
Depois de obter as fotografias, “exercia chantagem até à exaustão, tendo levado algumas das vítimas, aterrorizadas com as consequências da eventual divulgação dos conteúdos, a cederem a manter relações sexuais com o arguido”.
Obrigava também as vítimas a cederem as palavras-passe das suas redes sociais, para as “manipular por forma a, fazendo-se passar por pessoa real e de confiança, agir sobre outras jovens”.
O arguido é suspeito de crimes de violação, extorsão, pornografia de menores e outros de natureza informática. Vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.