PJ desmantela rede de branqueamento de capitais na Chinatown” da Varziela

0
360

A Polícia Judiciária (PJ) desencadeou, na manhã desta quarta-feira, uma grande operação destinada a desmantelar uma rede criminosa especializada em branqueamento de capitais e evasão fiscal, com epicentro na zona dos armazéns da Varziela, em Vila do Conde, conhecida como “Chinatown”.

Segundo informou o Jornal de Notícias (JN), estão a decorrer cerca de 50 buscas em diferentes pontos do país, incluindo Porto e Vila Nova de Gaia, estando previstas detenções de vários indivíduos ligados ao esquema.

No topo da organização encontra-se um empresário de origem chinesa, apontado como o principal arquiteto da rede. De acordo com o JN, o suspeito reunia-se quase diariamente com outros empresários para recolher valores obtidos fora do circuito fiscal, que eram posteriormente canalizados para contas bancárias e sujeitos a processos de branqueamento.

Esta operação insere-se no esforço crescente das autoridades em combater crimes económicos e financeiros de grande escala, que exploram lacunas legais para ocultar rendimentos e evitar o pagamento de impostos.