O Balcão Único do Prédio, ou BUPi, foi o tema de uma sessão de esclarecimento realizada no colóquio da Cooperativa Agrícola Leiteira da Póvoa de Varzim, realizado a 6 de abril. Na iniciativa, Renato Baptista, técnico do BUPi, e Marco Barbosa, vereador da Câmara Municipal poveira, explicaram o projeto e as suas finalidades.
O projeto consiste na marcação e identificação dos terrenos, realizando um registo online a partir de matrizes. “Ao existir um cadastro de todos os terrenos, vai ajudar a uma gestão melhor do território”, disse Marco Barbosa, afirmando que “o BUPi pretende, entre muitos aspetos, defender a propriedade e os proprietários”.
O vereador acrescentou que o serviço “não tem encargos” e o registo é feito de forma gratuita. À medida que os terrenos são identificados, “vamos construindo o que no início parece uma manta de retalhos e vamos identificando quem são os proprietários”.
Segundo Marco Barbosa, o BUPi é útil “para as pessoas que querem regularizar a situação dos terrenos e para aquelas que não conseguem regularizar”, ou que detém terrenos, mas não têm comprovativo das matrizes. Isto porque “se todos à minha volta identificaram os terrenos, há que sobrar um espaço e de se saber por aproximação, quando o cadastro estiver bem desenvolvido, por exclusão de partes”, explicou.
Há ainda 12.800 matrizes por identificar no concelho da Póvoa de Varzim, disse Marco Barbosa, pelo que “há a necessidade de trabalharmos nisso e conseguirmos aqui bons resultados”, defendeu.
Na Póvoa, o BUPi está presente do Centro de Atendimento Municipal e online.