Poveira Inês Neves recebe 1º prémio do Concurso Jovens Artesãos (fotos)

0
2989

Inês Casanova Neves, artista de 23 anos, foi a grande vencedora do Concurso Jovens Artesãos 2023, realizado no âmbito da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde. Ao receber o prémio, na tarde desta sexta-feira, a poveira mostrou-se “muito feliz por participar na exposição” e por “ter ganho o prémio, claramente”.

A obra vencedora foi a peça ‘No Chão’, em cerâmica, inspirada pela tradição dos Tapetes de Arraiolos, mais precisamente num trabalho do avô de Inês, desenhador de profissão.

Foi o trabalho preferido do júri, entre 27 trabalhos a concurso, tendo a mestranda em Educação de Artes Visuais arrecadado o prémio de 2 mil euros, atribuído pelo Crédito Agrícola.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a Ricardo Agostinho Mateus Pinto, vimaranense de 23 anos, pela peça ‘Aliança da Ilusão’. Recebeu um prémio de 500 euros, igualmente da instituição bancária.

Rui Silva, presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende, deixou palavras de incentivo aos jovens artesãos participantes, que “ajudam a perpetuar a herança cultural e patrimonial de Portugal”.

Também Saraiva Dias, da organização da Feira de Artesanato, agradeceu a todos os participantes, apelando a que “continuem a olhar para o artesanato como possibilidade de expressão artística, mas também dos valores patrimoniais de que Portugal é rico e convém não esquecer”.