Ao início da tarde de sábado, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa recebeu no Palácio de Belém os jovens campeões mundiais sub17, equipa técnica, staff e presidente da Federação, Pedro Proença. Foi uma primeira homenagem, já que o Chefe de Estado anunciou que a 2 de janeiro será entregue a condecoração da Ordem de Mérito.
Marcelo poupou elogios: “É sucesso e este é muito saboroso, mas são todos saborosos. Estamos muito felizes, nós, Portugal. Vocês ainda nem têm bem a noção do que isto significa para Portugal e para as vossas vidas”, afirmou o Presidente, sublinhando a importância do futebol como marca global do país.
Marcelo destacou ainda o impacto social do feito: “Vocês ajudam milhares de jovens a sonhar. Portugal mudou. Hoje ganhamos mais porque há mais crianças e jovens a praticar desporto. Isso é bom para Portugal. O desporto faz parte da formação das pessoas. Pode-se ser excelente nos estudos, mas incompleto sem essa dimensão desportiva”, frisou.
O Chefe de Estado anunciou que os jogadores e equipa técnica serão condecorados com a Ordem do Mérito no dia 2 de janeiro, tornando-se os mais jovens de sempre a receber esta distinção. “Nunca tinha acontecido, mas este feito é único. Campeões da Europa e do Mundo em cinco meses. Merecem!”, destacou Marcelo, justificando a homenagem como “um contributo para o prestígio de Portugal no mundo”. Fotos FPF.





