Natural da Póvoa de Varzim, Bino Maçães orienta a Seleção Nacional sub-17 que garantiu, na quinta-feira, um lugar na final do Europeu da categoria, após vencer a Itália nas grandes penalidades (4-3), depois de um empate de 2-2 no tempo regulamentar, em Tirana, na Albânia.
Com esta vitória, Portugal assegura a 4ª presença na final do Europeu sub-17, a segunda consecutiva. De realçar que a Seleção Portuguesa já venceu a competição por duas vezes (2006 e 2016).
Bino Maçães destacou-se como jogador ao serviço de clubes como FC Porto, Salgueiros, Belenenses e Marítimo, tendo sido campeão Europeu sub-16 em 1989. Após terminar a carreira como jogador, iniciou o percurso como treinador nas camadas jovens do FC Porto, passando também por Vitória e União de Leiria. Desde 2023 orienta a seleção nacional sub-16 e sub-17.
O poveiro procura agora conquistar o título europeu enquanto treinador. A final está marcada para dia 1 de junho, frente à França, às 19h30 (hora de Portugal Continental), novamente na Arena Kombetare, em Tirana.