Vasco Teixeira, guarda-redes de andebol do Boavista e formado no Póvoa Andebol Clube, está entre os 16 eleitos para defender as cores de Portugal, na categoria Sub19, que irá disputar o Campeonato do Mundo, na Croácia de 2 a 13 de agosto, anunciou a Federação.
O jovem atleta, natural da Póvoa, começou no clube poveiro o seu percurso na modalidade. Chegou a estar um ano nos sub18 do FC Porto, na altura com apenas 15 anos. Viria a regressar ao Póvoa Andebol, onde fez a esteia na 1ª Divisão aos 16 anos. Regularmente jogava na equipa B.
Depois transferiu-se para o Boavista, onde na última época foi titular. A equipa do Bessa subiu à Divisão de Honra (segundo escalão da modalidade), por desistência do Póvoa. Este ano vai alinhar pelo FC Porto, sendo alternativas para as equipas Sub20, equipa B ou A.
Quanto à seleção sub19, Portugal está inserido no Grupo A, juntamente com Ruanda, Argélia e a anfitriã, Croácia, na Fase de Grupos. Antes da partida para o Campeonato do Mundo, a seleção vai realizar uma concentração em Rio Maior durante quatro dias e, depois terá dois jogos de preparação com a Hungria, em Budapeste, nos dias 27 e 31 deste mês.