O poveiro Daniel Leal é seis membros fundadores do ANA.VI Group, composto por várias empresas nas mais diversas áreas de negócio. O grupo, fundado em 2020 por ex-alunos do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), apresentou-se na passada semana numa iniciativa que pretende ser anual.
Na Quinta Palácio Rauliana, em Vila Nova de Famalicão, o ANA.VI Group reuniu cerca de 200 pessoas, entre sócios, entidades públicas, parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores, evento também de solidariedade com a angariação de fundos para a atribuição de bolsas de estudos e mérito a estudantes do Politécnico de Viana do Castelo.
A história destes 6 empreendedores começa na IPVC, onde todos estudaram. Daniel Leal, poveiro, Carlos Mello, Raúl Peixoto, Manuel Antunes, Vítor Afonso e Rui Araújo trabalham em rede e em parceria com um grupo de empresas que abrange as mais variadas áreas (da comunicação ao marketing, da construção civil ao mobiliário, do fornecimento à indústria ao imobiliário, da tecnologia ao investimento, do desenvolvimento pessoal à arte) e querem retribuir tudo o que receberam enquanto estudantes, recrutando “os melhores talentos criados no IPVC”.
Nesta noite, os 6 jovens nortenhos conseguiram agradecer publicamente a todos os que estão com eles desde 2020, ano da criação da empresa. Na visão do sócio Vítor Afonso “os colaboradores das várias empresas são parte fundamental do crescimento deste projeto. O seu contributo diário de profissionalismo e trabalho traduz-se significativamente no desenvolvimento das empresas”.
Além destes, também os vários parceiros, fornecedores e entidades foram alvo de reconhecimento e apreço por todo o apoio e disponibilidade ao longo deste percurso. Em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a vice-presidente Ana Paula Vale destacou “o notável percurso académico destes jovens na liderança da Associação de Estudantes e Federação Académica, bem como na promoção de múltiplos eventos regionais e nacionais que projetaram e impactaram o Instituto e a cidade de Viana do Castelo”.
Carlota Borges, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, elogiou o espírito irreverente destes jovens, reconhecendo todo o trabalho realizado em parceira com a Câmara Municipal em prol dos estudantes e da cidade. Entende que “estes talentos são importantes para a cidade e para o Município”, recordando o passado de grande comunhão nos tempos em que os fundadores do ANA.VI Group lideravam as organizações estudantis do IPVC.