Marco Mendonça, dirigente e deputado municipal do Bloco de Esquerda na Assembleia da Póvoa de Varzim, foi eleito para a Comissão Política pela lista liderada pela nova coordenadora nacional do partido, Mariana Mortágua.
A decisão foi tomada após o encerramento da XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, realizada em Lisboa no fim de semana de 27 e 28 de maio, quando a nova Mesa Nacional reuniu para eleger a Comissão Política.
Na Comissão, Marco Mendonça é acompanhado por Adelino Fortunato, Aliyah Bhikha, Andreia Galvão, Catarina Martins, Elisa Antunes, Fabian Figueiredo, Isabel Pires, Joana Mortágua, Jorge costa, José Gusmão, José Soeiro, Leonor Rosas, Maria da Conceição Anjos, Mariana Mortágua, Marisa Matias, Miguel Cardina, Moisés Ferreira, Pedro Filipe Soares, Pedro Soares e Ricardo Salabert.
Na convenção, foram eleitos os órgãos nacionais do partido – Mesa Nacional e Comissão de Direitos –, com os votos de 600 delegados. A lista A foi eleita para 67 mandatos na Mesa Nacional, com 490 votos, e a lista E para 13 mandatos com 95 votos. Registaram-se 13 votos brancos e dois nulos.
Já para a Comissão de Direitos, a lista A obteve 490 votos e seis mandatos, e a lista E 98 votos e um mandato. Registaram-se nove votos brancos e três nulos.
Na votação das moções de orientação à XIII Convenção do Bloco de Esquerda, a moção A obteve 439 votos, e a moção E 78 votos. Registaram-se ainda 11 abstenções.