Poveiro integra equipa de fisioterapeutas da seleção de judo que ajudou Jorge Fonseca a conquistar medalha nos Jogos Olímpicos

0
943

Sérgio Morais, natural da Póvoa de Varzim (à direita na foto), é fisioterapeuta da Seleção Nacional de Judo e preparou o campeão Olímpico Jorge Fonseca, que trouxe de Tóquio uma mealha de bronze 

Depois do atleta Jorge Fonseca ter conquistado a medalha de bronze Olímpica, na categoria de -100kg Judo, o MAIS/Semanário contactou o fisioterapeuta da Seleção Nacional de Judo, que esteve envolvido na preparação do atleta nos Jogos Olímpicos.

O fisioterapeuta, que já exerce a profissão há cerca de 14 anos, trabalha com a Seleção Nacional de Judo há 10 e já colaborou na preparação de dois ciclos olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020.

Numa modalidade olímpica, em que os atletas são levados ao limite, o trabalho de um fisioterapeuta é extremamente importante para que os atletas se possam desenvolver e preparar para a alta competição, na opinião de Sérgio “o fisioterapeuta é fundamental numa equipa multidisciplinar de uma modalidade Olímpica. Tem de haver bastante confiança entre fisioterapeuta/atleta e fisioterapeuta/treinador”.

No caso particular de Jorge Fonseca, que caracteriza como um “atleta que trabalha sempre para vencer e para ser o melhor”, o fisioterapeuta referiu que “entre fisioterapeuta, médico, treinador e atleta decidimos sempre o que é melhor para ele. Faço parte de um grupo de três fisioterapeutas que acompanham o Jorge há dois ciclos Olímpicos, passamos muito tempo em viagens e treinos, portanto estive presente em momentos de vitória, lesão e derrota. É importante eles saberem que estamos lá quando as coisas não correm da melhor maneira”.

Questionado sobre a vitória do atleta que acompanha, Sérgio referiu que  Jorge Fonseca foi o primeiro Campeão do Mundo no Judo em Portugal (2019), não contente, no ano seguinte, de novo, Bi-campeão do Mundo (2021). Por isso vibrei, saltei e gritei e fiz os gestos das pontuações com os braços no ar. Senti imenso orgulho no Jorge, conheço o sacrifício, a dor, a superação que o levaram a esta medalha!”.