Poveiros a votos para escolher presidente da república

0
1304

A 24 de Janeiro, Portugal vai a votos para escolher o próximo Presidente da República. O MAIS/Semanário ouviu as concelhias da Póvoa de Varzim para saber as suas opiniões sobre os candidatos. [Parte um de duas notícias. Apoiantes apresentados por ordem alfabética].

Poveiro Afonso Oliveira do PSD aponta a “vitória clara” de Marcelo

Afonso Oliveira, presidente do PSD/Póvoa de Varzim e deputado do PSD na assembleia da república, lembra que Marcelo Rebelo de Sousa tem o apoio do seu partido a nível nacional. Por isso, o PSD/ Póvoa “apoia naturalmente” a candidatura e considera que o atual Presidente da República “é, sem dúvida, o candidato melhor preparado para a função e para o novo mandato”, disse Afonso Oliveira.

“Num momento de grandes dificuldades e de incerteza relativamente ao futuro, o nosso país precisa de estabilidade e de garantias na presidência. Não precisa de inexperiência de quem não está à altura da função”, sustenta o parlamentar Afonso Oliveira.

É “muito importante” que, em segurança, todos os poveiros “exerçam o seu direito” de voto e cumpram o seu dever cívico de participar na decisão desta eleição.

“Não podemos permitir, com a nossa abstenção, deixar que outros decidam por nós. Abstenção nunca é solução. Ao contrário do que se possa imaginar e apesar de muitos discursos fáceis, este é um momento em que todos somos muito importantes na eleição do Presidente da República para um novo mandato. Não podemos ter dúvidas: votar é sempre, defender a liberdade e a democracia”, conclui.  

CDS Póvoa escolhe Marcelo Rebelo de Sousa

Artur Castelo Branco, presidente Comissão Política do CDS da Póvoa de Varzim, diz ao nosso jornal que, em face dos candidatos que formalizaram a candidatura, “deliberou e aprovou o apoio ao candidato Marcelo Rebelo de Sousa”.

Entre outros, os motivos e fundamentação política são: “Não haver nenhum candidato da área política do CDS; O candidato Marcelo Rebelo de Sousa ser um humanista, católico e moderado;  O candidato Marcelo Rebelo de Sousa ter preocupações sociais partilhadas pelo CDS como sendo a proteção e defesa dos mais desfavorecidos e excluídos da sociedade e um foco na problemática dos mais idosos e suas necessidades; Ser um candidato moderado e inclusivo tratando todos os portugueses sem discriminação de raça, etnia ou origem social”.

PAN/Póvoa apoia Ana Gomes

Diana Vianez, do PAN/Póvoa, comenta: “Um pouco por toda a Póvoa, por esta altura, ecoam as preocupações sobre o parco interesse demonstrado pelas instituições democráticas no que ao combate à corrupção diz respeito e sobre a falta de transparência na gestão do erário público”.

Simultaneamente, assiste-se “à escalada dos discursos de ódio enquanto se legitima a intolerância fazendo-nos temer pelos nossos direitos, em especial os das minorias”.

Para Diana Vianez, a crise sanitária em que vivemos “relembra-nos a importância da ciência, a mesma ciência que nos avisa que uma outra crise, a climática, não só não desapareceu como continua a ameaçar roubar o futuro das próximas gerações, humanas e não humanas”.

Posto isto, “faz-nos sentido acreditar, mais do que em palavras, naquilo que a candidatura e o percurso de Ana Gomes representam. A única candidata que dispensa apresentações não só em Portugal, como internacionalmente, na sua luta contra a corrupção, pelos direitos humanos e pela democracia. É europeísta, humanista, com consciência ambiental, progressista e não só conhece bem e defende a Constituição como ajudou a conquistar direitos hoje nela consagrados”.

Fernando Arriscado diz que poveiros vão ajudar Ventura “a celebrar os resultados”

Fernando Arriscado, presidente do CHEGA da Póvoa de Varzim, esclarece que a Póvoa tem um mandatário que é o Luís Couraceiro, “um poveiro que trabalha e vive” na cidade e que, como membro da Distrital do Porto, é responsável da coordenação da campanha no distrito e naturalmente na integração da mesma a nível nacional.

“A concelhia da Póvoa de Varzim do Partido CHEGA está a realizar todos os esforços para conseguir o maior número de delegados nas mesas de voto que, como sabemos, serão em maior número devido à pandemia”, diz Fernando Arriscado.

“Na Póvoa de Varzim estamos a terminar a preparação da sede concelhia que servirá de zona de encontro e reuniões dos militantes e simpatizantes, assim como ponto de apoio para a noite das eleições onde esperamos servir de polo aglutinador das informações de dados das eleições locais e ponto de encontro para celebrar a participação e resultado de André Ventura nas presidenciais”.