O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) está na sua última semana, com dois momentos em destaque: Dia 26, a conferência de Rui Vieira Nery e o concerto de encerramento especial, no dia seguinte, no Póvoa Arena, com a Orquestra Del Lyceum De La Habana.
Rui Vieira Nery entra em cena no 47º FIMPV no Auditório Municipal, às 16 horas. Depois, o último concerto é um momento único, a primeira de muitas idas do festival ao Póvoa Arena, inaugurado no início deste mês.
O diretor artístico do Festival, Raúl Costa, contou que “é a estreia que é a estreia desta orquestra em Portugal”, e vai acontecer a 27, de julho, às 21h30. Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis na bilheteira online, ou no Cine-Teatro Garrett, por 5€.
Sobre o concerto do Póvoa Arena, Raúl da Costa admitiu que “fazer algo na nova Arena é, sem dúvida, algo que estava já em construção há muitos anos psicologicamente e nas linhas que tentamos seguir no festival qual seria o género de concertos que funcionará lá melhor e que ainda estamos muito curiosos e será a nossa primeira tentativa”.
Entretanto, durante a semana e na quarta-feira, dia 23 de julho, o Cine-Teatro Garrett recebe o Quarteto Verazin, acompanhado da soprano Beatriz Patrocínio e com bailado de Sara Garcia.
Na quinta-feira, dia 24 de julho, ainda no Cine-Teatro Garrett, o concerto é de piano, com Nelson Goerner. O FIMPV volta à Igreja Românica de Rates, na sexta-feira, dia 25 de julho, com teorba, Thomas Dunford.
No penúltimo dia para além da conferência, há música. Dia 26, Thomas Dunfrod com Nicolas Altstaedt, no violoncelo vão atuar na Igreja Matriz.