Póvoa de Varzim apresenta na AGRO produtos poveiros reconhecidos “como de excelência” (fotos)

0
3424

No stand do município da Póvoa de Varzim patente na Feira Agro, em Braga, o dia de quinta-feira foi dedicado à apresentação do projeto de certificação de 3 produtos hortícolas poveiros: a couve penca, a cebola e o tomate coração de boi. Segundo Manuel silva, presidente da Horpozim, o processo foi iniciado em parceria com a Câmara da Póvoa de Vrazim “porque para que possamos valorizar o nosso produto, temos de o diferenciar”.

Esta diferenciação e certificação, defendeu, deve existir porque “o consumidor reconhece os produtos da Póvoa de Varzim como sendo de excelência”, e para evitar que haja “gente a vender gato por lebre”.

“É um trabalho que já tem mais de uma década” e, atualmente, é cada vez mais necessário, afirmou Manuel António Silva. “Hoje, sendo um mercado global, concorremos com outras zonas de produção”, lembrou. “Temos noção da responsabilidade que isso acarreta e esperamos estar à altura da responsabilidade”.

A sessão de apresentou contou com a presente dos presidentes de Câmara da Póvoa de Varzim e de Braga, Aires Pereira e Ricardo Rio. Ambos sublinharam a importância da certificação, realçando a necessidade de valorização dos produtos tradicionais.

O evento d eontem, contou também com a desgutação dos 3 produtos, servidos pelos alunos da Formação de Hotelaria e Turismo da Escola de Beiriz, que também apresentaram o queijo produzido pela Leicar – Leite do Campo – e a tradicional Rabanada Poveira.

O certame No evento não falta gastronomia, e pelas 16h de sábado está prevista uma prova do famoso Arroz de Sardinha da Póvoa de Varzim, uma iniciativa que conta com a presença da Confraria dos Sabores Poveiros.

Segue-se, na tarde de domingo, pelas 17h, a confeção e prova da Sopa da Póvoa, cozinhada por elementos da Horpozim, alimento que contém os mais variados legumes frescos produzidos no concelho poveiro.