Póvoa de Varzim assinala na Praça do Almada os 180 anos de nascimento de Eça de Queiroz (vídeo)

0
356

A 25 de novembro de 1845, no coração da cidade da Póvoa de Varzim, na Praça no Almada nascia Eça de Queiroz, numa casa que hoje, passados 180 anos se situa no Largo Eça de Queirós, número 1.

Assim, esta terça-feira, às 15h30 há um ‘Encontro com Eça’ junto à estátua do escritor, com todos os alunos do ensino secundário da Póvoa de Varzim, assim como os cidadãos poveiros, actores, bailarinos e perfomers que queiram participar na efeméride dos 180 anos do escritor poveiro.

Há 180 anos nasceu um dos mais emblemáticos escritores portugueses. Foi autor de romances reconhecidos, como “Os Mais”, “O Crime do Padre Amaro”, “O Primo Basílio”, entre outros. A sua escrita é conhecida pela excessiva descrição, ao ponto do leitor fechar os olhos, e ser transportado para o local. A casa onde nasceu o escritor é agora a Eça CultureHouse, um espaço dedicado à cultura na Póvoa de Varzim.

Eça de Queiroz morreu a 16 de agosto de 1900, foi sepultado em Cemitério dos Prazeres de Lisboa, mas mais tarde foi transladado para o cemitério de Santa Cruz do Douro em Baião. A 8 de janeiro, deste ano, os restos mortais do poveiro foram transladados para o Panteão Nacional.