Póvoa de Varzim celebra a 10.ª edição do Festival de Artes Performativas a Solos

0
85

Até domingo, a Póvoa de Varzim é o palco de um evento único: o FIS- Festival de Artes Performativas Solos. Na sua 10ª edição, o festival reafirma-se como uma estrutura artística multidisciplinar dedicada à criação, apresentação e formação nas artes performativas, oferecendo ao público novas formas de olhar e interpretar o que acontece em palco. 

Criado em 2015, o FIS tem como objetivo apoiar a criação, apresentação e formação nas artes performativas a solo. Ao longo de cinco dias, o Cine-Teatro Garrett acolhe espetáculos de dança, teatro e circo, num programa que cruza linguagens e desafia convenções. 

O programa abre esta quarta-feira, às 21h, com a peça de dança «Adoçar», de Ana Isabel Castro, apresentada na sala principal do Garrett. Segue-se, no dia 21, às 21h, o espetáculo de teatro «Revolução de uma pessoa que sempre fez o que quis», de Nuno Preto. 

No sábado, 22 de novembro, às 21h, sobe ao palco principal «Obrigada por terem vindo», de Mariana Dixe/Maratona, um espetáculo que reflete sobre o próprio ato de fazer teatro. Logo depois, às 22h, a Companhia Endogène apresenta «uMWelt» na sala de ensaios, um espetáculo de circo que, através do malabarismo, questiona a evolução humana e a adaptação dos corpos. 

No último dia do festival, 23 de novembro, às 18h, Diana Gadish traz à sala de ensaios «Cruuu», uma viagem poética e absurda que oscila entre a inocência e a sombra, num espetáculo de palhaçaria em constante transformação. O encerramento acontece às 21h00, na sala principal, com «Prima Rosa», criação de Eríc Amorim dos Santos, que aborda temas ligados à masculinidade e à reinvenção do corpo. 

Os bilhetes têm o custo de 5 euros e podem ser adquiridos na plataforma BOL, nos locais habituais e no balcão do Cine-Teatro Garrett.