A 16 de junho às 18h00 terá lugar no Cine-Teatro Garrett a cerimónia de homenagens do Dia da Cidade. Nesta data assinalam-se 48 anos desde que a Póvoa alcançou o estatuto de cidade.
O executivo municipal divulgou quem serão os homenageados. Desde logo nota para Armando Soares Ferreira, antigo comandante da Escola dos Serviços de Beiriz. “É justo atribuir-lhe o estatuto de Cidadão Poveiro”, justificou Aires Pereira há cerca de mês e meio.
A outra homenagem a título individual é a de Luís Leal, de 86 anos, jornalista da Póvoa e um homem muito ligado ao associativismo. Além disso, “é também o ‘pai’ do Plano de Promoção de Atletismo, criado há 40 anos em condições bem mais difíceis que agora”, disse o edil. “É uma homenagem ao jornalismo local que tanto precisa de ajuda para continuar a ser presença forte. O jornalismo em papel é importantíssimo porque esse é que vai continuar a fazer a história do nosso concelho”.
A nível coletivo, a Medalha de Reconhecimento (grau ouro) vai para o Rancho Folclórico de Rates, que celebrou os seus 50 anos em 2020, e para a Capela Marta, que está a comemorar 70 anos de dedicação ao coro sacro e profano, estando sempre presente nas grandes cerimónias de arte coral.