O dia 16 de junho de 2023 fica marcado pela festividade do cinquentenário da atribuição do estatuto de cidade à Póvoa de Varzim. a autorização foi através do decreto-lei 310/73.
O ato administrativo seguiu-se à aprovação da Junta Distrital e do Governador Civil do Porto e tem as assinaturas do presidente do Conselho, Marcelo Caetano, do ministro do Interior, António Rapazote e do Presidente da República, Américo Tomaz.
O Decreto descreve vários argumentos para a atribuição do estatuto de Cidade: “Considerando o grande desenvolvimento demográfico e urbanístico da vila da Póvoa de Varzim, sede do concelho do mesmo nome, do distrito do Porto; Considerando que a referida vila é servida por grandes vias de comunicação, incluindo caminho de ferro, e está dotada de instalações de distribuição domiciliária de água e energia eléctrica e de rede de saneamento; Considerando o notável incremento industrial e comercial da vila da Póvoa de Varzim; Considerando ainda a existência, na mesma vila, de diversos serviços e instituições de interesse colectivo, de natureza social, educacional, cultural e económica”.
Para festejar a data, e a exemplo de há mais de duas décadas, a Câmara Municipal vai atribuir medalhas numa cerimónia que terá lugar a partir das 18 horas, no Teatro Garrett. Este ano, será homenageado o empresário Américo Campos, com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, a Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim e a Fundação Centro Social de S. Pedro de Rates, ambas com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro.