Póvoa de Varzim e Vila do Conde têm 13 praias com Bandeira Azul, menos uma que o ano passado

0
344

As costas poveira e vilacondense voltaram a ser reconhecidas pela qualidade ambiental, com um total de 13 praias galardoadas com Bandeira Azul em 2025. Relativamente ao ano passado, há menos uma praia galardoada na zona: a praia de Árvore, de Vila do Conde. A listagem completa das praias distinguidas neste ano foi publicada esta quarta-feira (30), pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).

O concelho de Vila do Conde conta agora com cinco praias galardoadas: Labruge, Vila Chã, Mindelo e nas duas frentes urbanas da cidade (sul e norte). A única alteração face a 2024 foi a saída da praia de Árvore, deixando o concelho de Vila do Conde com menos uma praia galardoada.

A praia de Árvore teve Bandeira Azul entre 2020 e 2024. No verão passado, contudo, os banhos no local foram desaconselhados por pouco tempo devido ao registo de valores anormais quanto à presença de bateria Escherichia Coli na água. Antes desta situação, e ainda na época balnear de 2024, a praia já tinha sido alvo de quatro análises de rotina, com resultado ‘excelente’.

Por outro lado, destaque para a Póvoa que mantém as mesmas oito praias galardoadas dos anos anteriores: Barranha (Estela), Paimó (Aguçadoura), Quião, Fragosa e Lagoa (Aver-o-Mar), e nas zonas urbanas Norte, Sul I e Sul II (cidade da Póvoa).

A região norte conta este ano com 86 locais distinguidos com bandeira azul, menos 6 que no ano de 2024. A nível nacional, Portugal soma um total de 444 Bandeiras Azuis, sendo 404 praias, 18 marinas e 22 para embarcações ecoturísticas.