Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão sob aviso laranja devido à forte agitação marítima, com previsão de ondas que poderão alcançar os 10 metros já a partir de quinta-feira. Apesar das condições adversas, as barras marítimas mantêm-se abertas, mas a Autoridade Marítima admite que possam ser encerradas ainda durante esta quarta-feira.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto estará sob aviso amarelo e laranja até sábado. O aviso amarelo inicia-se na manhã de quinta-feira, com ondulação entre 4 e 5 metros. Entre as 15h e as 21h o alerta sobe a laranja, prevendo-se ondas que podem atingir os 10 metros.
Durante a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira regressa o aviso amarelo, voltando depois a laranja a partir das 09h e prolongando-se até às 03h de sábado. O período crítico encerra com novo aviso amarelo, válido até às 07h de sábado.
Neste momento, as barras mantêm-se abertas, mas a possibilidade de encerramento permanece em avaliação. A Autoridade Marítima Nacional reforça o apelo à comunidade piscatória e aos praticantes de pesca de recreio para que regressem ao porto de abrigo mais próximo e adotem medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.


