O Município da Póvoa de Varzim associou-se à Pulmonale, Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, na divulgação da campanha nacional “Se fuma até hoje, o rastreio devia ser para ontem!”, que decorre entre 3 e 30 de novembro.
A iniciativa pretende sensibilizar a população para a urgência da implementação do rastreio do cancro do pulmão em Portugal, uma medida considerada essencial para reduzir a elevada taxa de mortalidade da doença. Atualmente, o cancro do pulmão vitima 11 pessoas por dia, e é a doença com maior mortalidade em Portugal. Segundo a Pulmonale, a deteção precoce pode aumentar a taxa de sobrevivência em cerca de 20%.
Há mais de cinco anos que a associação tem vindo a apelar à criação de um programa nacional de rastreio. Em 2024, registaram-se avanços significativos, com o anúncio dos primeiros projetos-piloto em Cascais e no Porto, previstos para arrancar em 2026.
A autarquia poveira convida a comunidade a unir esforços na divulgação desta mensagem. A Pulmonale sublinha que o envolvimento das instituições locais é fundamental para que o alerta chegue a todo o país.


