A cidade de Lugo, na Galiza, foi o local escolhido durante a semana passada para acolher a assembleia geral do Eixo Atlântico, organismo do qual a Póvoa de Varzim é membro. A vereadora Lucinda Amorim, representou a autarquia poveira. Na reunião foi admitida a entrada de Vila do Conde no grupo. A autarquia vilacondense esteve represnetada pelo vereador Paulo Vasques.
Além de Vila do Conde, a Assembleia aprovou a adesão de mais dois novos municípios portugueses: Esposende e Felgueiras. O Eixo Atlântico passa, assim, a integrar 41 municípios, da Galiza e do Norte de Portugal.
Durante dois dias, os autarcas portugueses e espanhóis analisaram as oportunidades de projetos e financiamentos conjuntos para a euro-região, que engloba o Norte de Portugal e a Galiza, entre os quais o arranque do estudo do troço ferroviário entre Vigo e a fronteira portuguesa.
A cidade espanhola passou também a ser a nova Capital de Cultura do Eixo Atlântico para 2023, sucedendo a Braga. A programação, arranca a 23 de fevereiro e prolonga-se até novembro de 2023 com mostras de teatro, cinema, concertos e exposições.
No entanto, como antecipação a este programa, a autarquia de Lugo promoveu a inauguração da VII Capital da Cultura do Eixo Atlântico, com um concerto de Abraham Cupeiro com a Orquestra Filarmónica de Braga.