Esta sexta-feira houve reunião do Conselho Metropolitano do Porto. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim informa em comunicado que o seu presidente Aires Pereira solicitou à Área Metropolitana do Porto (AMP) que, enquanto entidade que detém competência delegada por parte dos municípios nesta matéria, “faça esforços junto dos operadores de transportes no sentido de resolver o problema da falta de transportes, com a maior urgência possível”.
Aires lembrou que, devido à pandemia, o concelho da Póvoa de Varzim viu “totalmente suspensos os serviços de transporte” que asseguravam a rede de mobilidade que liga o centro da cidade às 12 freguesias. No recomeço do período escolar, “o município viu-se obrigado a assegurar, através de meios próprios”, o transporte de estudantes do 11.º e 12.º ano. O autarca considerou “inaceitável” que em pleno período de desconfinamento não sejam, pelo menos, “garantidos os serviços mínimos para que os restantes cidadãos da Póvoa de Varzim se possam deslocar”.
O edil poveiro “recordou a Área Metropolitana do Porto (AMP) do seu papel e da necessidade de encontrar uma solução para este “impasse”, especialmente tendo em conta que “as autarquias estão impossibilitadas de o fazer, por falta de legitimidade e competência para articular diretamente com os operadores de transportes”, comunica a autarquia.