Póvoa de Varzim terá unidade de hemodiálise através da Santa Casa da Misericórdia (fotos)

0
1268

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim terá uma unidade de hemodiálise a partir de 2023. Deverá ter capacidade para quase uma centena de utentes e estará localizada junto à escola Flávio Gonçalves, num terreno cedido pela Câmara Municipal que estava sem qualquer utilização. O valor da empreitada terá apoios no quadro do financiamento europeu.

A Misericórdia apresentou esta sexta-feira o seu mais recente projeto na área da saúde, durante uma visita do presidente da Câmara para acompanhar as obras que estão já a decorrer, como por exemplo a futura Estrutura Residencial para Idosos (fotos).

O provedor da Santa Casa, Virgílio Ferreira, explicou: “Era uma ambição antiga ter uma unidade de hemodiálise aqui na Póvoa. Irá funcionar em parceria com um especialista na área porque nós não tínhamos condições técnicas para o efeito”. Será também uma forma da Misericórdia poder ser mais sustentável financeiramente.

A obra deverá estar completa e pronta a funcionar em “meados de 2023” e terá dimensão “para poder responder até quase uma centena de utentes”, acrescentou.

Do lado da autarquia, Aires Pereira destacou uma zona da cidade em que existe um “diálogo assertivo” entre o Centro Hospitalar e a Santa Casa. “Há uns anos tomámos a decisão de classificar aquele local como Área de Reabilitação Urbana e isso agora permitir o acesso a um conjunto de fundos”.

É importante este foco na saúde porque as pessoas “vivem mais anos mas também têm maior dependência, além da dificuldade financeira das famílias”. Assim sendo, a Póvoa terá um conjunto de “serviços ímpares” nesta área.

Fotos José alberto Nogueira