A Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje (ACPOH) exibiu, na quarta-feira no Cine-Teatro Garrett, os documentários ‘Póvoa do Mar’ e ‘Camisola Poveira’, duas produções que se focam na cultura e tradições da cidade.
‘Póvoa do Mar’ foi produzido em 1962, mas foi agora editado e restaurado. É uma representação da Póvoa de Varzim na década de 60, uma produção de António Fernandes de Castro e sua esposa Maria Lopes da Silva.
Segundo Raúl Leitão, presidente da ACPOH, esta é uma “versão inédita e desconhecida do grande público, num formato mais condensado, com nova locução e com a identificação dos inúmeros estabelecimentos comerciais e eventos que se encontram nele documentados”.
Já ‘Camisola Poveira’ foi originalmente exibido a 8 de dezembro do ano passado, no Dia da Camisola Poveira.
“Atendendo ao desejo de muitos poveiros e de muitos turistas que nos visitam nesta época balnear, que não tiveram a oportunidade de assistir à sua apresentação neste mesmo espaço, decidimos promover uma segunda exibição pública do documentário sobre a Camisola Poveira, que desde sempre foi um símbolo maior da nossa Póvoa de Varzim”, afirmou o dirigente associativo.
Entre as duas exibições, alguns elementos intervenientes nos documentários juntaram-se numa conversa, refletindo sobre a cidade que Raúl Leitão considera “vocacionada para a Cultura, para as Tradições e para o Lazer, que desde sempre soube bem receber todos aqueles que nos procuram e visitam, com muita entrega e dedicação”.
“A nossa associação procura, desde a sua fundação, exaltar a cidade da Póvoa de Varzim e as suas freguesias, movidos por uma paixão que nos faz preservar o seu passado, divulgar o seu presente e promover o seu futuro”, explicou Raúl Leitão na sessão.
A projeção dos documentários ‘Póvoa do Mar’ e ‘Camisola Poveira’ foi uma iniciativa da Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e do Cine-Teatro Garrett.
Foto Rafaela Cadilhe / Póvoa Ontem e Hoje