‘Praça da Alegria’ visita Mercado da Póvoa num programa repleto de tradição

0
1884

A animação do programa ‘Praça da Alegria’, da RTP1, marcou a manhã desta quinta-feira no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim. Num mercado reformulado e renovado, como os apresentadores Jorge Gabriel e Sónia Araújo fizeram notar, foram recordadas várias tradições do concelho.

A emissão foi aberta por uma atuação do grupo Scream dos RP Dancers, que incentivou os jovens poveiros a aderir ao projeto de dança. “A dança é de todos e para todos”, afirmou Jorge Pereira, diretor da RP Academy, “nada pode ser impeditivo para dançar. É essencial para a formação artística dos jovens”.

Ainda sobre a cultura, Deolinda Carneiro, diretora do Museu Municipal, adiantou que o processo de certificação da Camisola Poveira “está a avançar muito bem”. Para tal, foi realizado um estudo da história da peça tradicional, até porque “a Camisola de há 150 anos não é a mesma de agora”.

Com a crescente popularidade da peça, Deolinda Carneiro mostrou-se feliz por existir “muita gente que quer aprender” a fazê-la. “É um orgulho para nós. É uma peça bonita, que por alguma razão volta sempre à moda”, terminou.

Confraria dos Sabores Poveiros lembrou José Moita

Entre conversas dos apresentadores com os comerciantes, que expuseram os seus negócios e as histórias que os ligam ao Mercado, houve também tempo para falar sobre indústrias da Póvoa de Varzim, como a fábrica conserveira ‘A Poveira’.

As procissões religiosas do concelho estiveram também em destaque, com uma apresentação das peças utilizadas (algumas centenárias), pela enfeitadeira Elisa Novais. Também o Rancho Folclórico Poveiro teve a oportunidade de exibir e explicar os seus trajes tradicionais. O Rancho faz 85 anos este ano, e promete uma grande festa no próximo ano.

À medida que a manhã terminava e a hora de almoço se aproximava, a ‘Praça da Alegria’ serviu também para mostrar algumas das iguarias da Póvoa de Varzim, como o arroz de sardinha, os gambitos de raia, a pescada e a rabanada poveira.

Neste contexto, foi a vez da Confraria dos Sabores Poveiros intervir e realçar os pratos e a sua confeção. Paulo Sá Moreira, contra-mestre da confraria, deixou ainda a nota de luto por José Carlos Moita, fundador falecido no início desta semana e “um grande poveiro”, disse.

Por último, Sílvia Costa, vereadora da Câmara Municipal, realçou as potencialidades da região, porque “a cidade é muito mais do que um dormitório do Porto”. Desde o Mercado, “um local de excelência para mostrar o concelho e os produtos locais”, até à praia, são muitos os pontos a conhecer na Póvoa de Varzim.