Presidente da Agros pede reformas na agricultura no primeiro dia da Agrosemana (fotos)

0
2192

A Agrosemana, feira agrícola do Norte promovida pela Agros, arrancou esta quinta-feira. A sessão de abertura contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que disse “prestar homenagem” à agricultura.

Na ocasião, o presidente da Agros, Idalino Leão, relembrou as dificuldades por que o setor primário passa. Nesse sentido, pediu “os bons ofícios” de Ana Abrunhosa para que a governante seja um pilar para a criação de “medidas estruturantes que promovam a fusão de cooperativas, a soma dos seus ganhos de escala, a sua capacitação”.

Apelou ainda a soluções para “o problema da água”, algo “estrutural que nós nesta região estamos habituados a ter”. “Precisamos que sejam criadas medidas”, referiu Idalino Leão, nomeadamente um “sistema integrado de gestão de água, ou seja, transformar aquilo que temos de problema numa oportunidade de negócio”.

“É hora do país como um todo assumir essa dívida de gratidão com os agricultores. É hora de pagar com medidas concretas”, declarou.

Ana Abrunhosa afirmou que “não concebo o desenvolvimento do território sem cuidarmos da nossa agricultura, da nossa floresta e da nossa pecuária”. Disse ainda que “a minha presença aqui é para prestar homenagem ao vosso trabalho” e que “bem sei que palavras muitas das vezes não chegam e precisamos de apoios. Estamos a preparar como o senhor primeiro ministro já referiu, um pacote de medidas para enfrentar aquilo que de facto temos que ajudar a enfrentar”.

No entanto, referiu que “não me compete a mim falar das medidas que estão pensadas para a agricultura”, remetendo a explicação para domingo, quando a ministra da Agricultura visitar o evento.

A Agrosemana decore nas instalações da Agros até domingo. A noite de quinta-feira fica marcado com um concerto de Fernando Daniel, às 22h. Para sexta e sábado há espetáculos com o Expensive Soul e Pedro Abrunhosa. Fotos José Alberto Nogueira.