Presidente de Junta de Vila do Conde diz ter sido impedido pela Câmara de visitar centro de vacinação

0
1544

O presidente da Junta de Vila do Conde, Isaac Braga, acusa a Câmara Municipal de o impedir de entrar no centro de vacinação do parque de jogos. O autarca tinha duas visitas planeadas para quarta-feira, de manhã e de tarde, mas só a primeira foi cumprida. À segunda não o deixaram, alega em comunicado enviado às redações.

Isaac explica que as visitas, agendadas com conhecimento da diretora do ACES, tinham como objetivo acompanhar o processo de vacinação e agradecer o trabalho dos profissionais de saúde. Lembra que ele próprio é enfermeiro de profissão e que o centro está instalado na área da sua freguesia. Ainda assim, e mesmo cumprindo as normas sanitárias, diz, não o deixaram entrar.

“Vimos as nossas pretensões comprometidas por impedimento de acesso às infraestruturas ordenado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, numa evidente violação de direitos, liberdades e garantias”, afirma. Isaac Braga já contestou esta ação junto da edil Elisa Ferraz, numa nota que tornou pública.

“Na parte da tarde, na tentativa de repetir o gesto praticado de manhã, ao pessoal que exercia as suas funções naquele turno, fui, inopinadamente, impedido de entrar nas instalações pelos funcionários/porteiros que se encontravam no local, os quais me informaram ter instruções expressas para impedir a minha entrada no edifício, tendo este mesmo impedimento sido confirmado após contacto estabelecido com a Câmara Municipal naquele momento”, pode ler-se.

O presidente de Junta ressalva que já fez várias visitas às diversas unidades de saúde do concelho ao longo de todo o tempo em que exerce funções autárquicas. Ou seja, esta visita de quarta-feira “não se tratou de um ato isolado”.

“As atitudes tomadas por essa edilidade foram absolutamente despropositadas e condenáveis, e indiciam um abuso de poder”, termina.