A modalidade ‘casa aberta’ para a toma da vacina contra a gripe e/ou da dose de reforço contra a covid-19 abriu, para maiores de 80 anos, na segunda-feira. Nesse mesmo dia, foram administradas mais de 76 mil doses das vacinas nos centros de vacinação portugueses.
Segundo comunicado da Direção-Geral da Saúde, foram 42 900 as pessoas que receberam a vacina contra a gripe, e 33 600 que tomaram a chamada terceira dose da contra a covid-19.
Também na segunda-feira foi disponibilizado o autoagendamento das vacinas para maiores de 70 anos. Nas primeiras 24 horas do serviço online, foram registados mais de 23 800 pedidos de agendamento.
“A Direção-Geral da Saúde recorda que as pessoas continuam também a ser convocadas através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para covid-19)”, pode ler-se na nota.
Estão a tomar a dose extra da vacina contra a covid-19 as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que não tenham tido a infeção e com o esquema vacinal completo há pelo menos 180 dias.
Até agora, cerca de 388 mil pessoas em Portugal já têm a terceira dose da vacina contra a covid-19. Igualmente, foram já administradas 873 mil vacinas contra a gripe, 287 mil das quais em farmácias.