Primeiro-ministro anuncia criação de comissão técnica e pedido de auditoria

0
189

Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, voltou a falar ao país ao início da tarde de terça-feira(29), sobre o apagão de ontem e anunciou que o Governo decidiu criar uma comissão técnica independente para analisar procedimentos no futuro sobre estas situações de emergência pública. Montenegro explicou ainda que o Governo vai pedir uma auditoria europeia com o objetivo de avaliar os sistemas elétricos.

Esta auditoria segundo o primeiro-ministro afirmou, servirá para se apurar as causas que possam ter estado na origem do problema que, na última segunda-feira deixou Portugal sem energia elétrica.

Quanto à comissão técnica independente dela farão parte sete personalidades: uma da proteção civil; outro da saúde, um especialista da área da energia; outro das redes e sistemas da comunicação e ainda outras três pessoas a indicar pela Assembleia da República, na próxima legislatura.

Luís Montenegro considerou, ainda. que o processo de resposta à situação verificada na segunda-feira “foi altamente positivo” e também que a proteção civil “funcionou muito bem”. A declaração de crise energética termina hoje, às 23h59, decisão tomada por todo o Executivo. Foto José Alberto Nogueira.