Primeiro-ministro na inauguração da Associação BIOPOLIS em Vila do Conde

0
393
Foto: CMVC

Na segunda-feira (24), foi inaugurada a nova sede da Associação BIOPOLIS, localizada em na freguesia de Vairão, em Vila do Conde, que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

A requalificada Quinta do Crasto, onde fica a sede da BIOPOLIS, acolheu também, para o momento significado para a investigação científica a nível nacional, a ministra do Ambiente e da Ação Climática, Maria da Graça Carvalho, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde e do o presidente da Biopolis, Nuno Ferrand de Almeida.

O BIOPOLIS está a ser apoiado por fundos comunitários e nacionais com um orçamento de 86 milhões de euros para os próximos sete anos e ainda, pelos financiamentos de empresas e instituições.

A missão do deste centro, que nasceu de uma parceria entre o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier (França) e a Porto Business School, é a ligação ente a ciência, sociedade e setor empresarial, o que resulta em soluções sustentáveis.

Nesta cerimónia oficial foram assinados protocolos de cooperação científica com entidades nacionais e internacionais, reforçando assim a aposta na capacitação científica e tecnológica, bem como na criação de laboratórios geminados em países em desenvolvimento.