Pró-Maior propõe testes ao coronavírus para 3000 pescadores

0
801

“A Delegação de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim devia montar uma tenda de campanha para realizar testes ao covid-19 a todos os pescadores, cerca de 3000 homens”, disse José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM). A proposta do mestre foi divulgada ao final da manhã desta quinta-feira após ter recebido uma delegação do PS, liderada por Manuel Pizarro, que se fez acompanhar pelos dirigentes locais do partido na Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Para o dirigente da Pró-Maior, “esta é a solução para dar tranquilidade na comunidade piscatória e também à população residente na região”, apontando que os testes poderiam ser feitos “em setembro e outubro nas instalações da Pró-Maior, que tem condições para a realização dos mesmos”. José Festas acrescentou que “não faz sentido só serem feitos testes aos pescadores do cerco, quando deveriam também testar os pescadores dos barcos da pesca artesanal e do arrasto”.

José Festas confessou que “estou super preocupado” com o número de casos de infetados e também já com a quantidade de barcos parados devido à pandemia da covid-19, e dirige críticas às entidades de saúde “porque os pescadores não podem ser pessoas de segunda neste processo de testagem à doença covid-19”.