Procissão de Nossa Senhora da Lapa percorre bairro sul a 22 de maio

0
1732

No âmbito das celebrações dos 250 anos da construção da Igreja da Lapa (1772-2022), a procissão em honra de Nossa Senhora da Lapa volta às ruas da Póvoa de Varzim daqui a duas semanas, domingo, dia 22 de maio, “num momento que será único e sem repetição anual”, assegurou o padre Nuno Rocha, um dos responsáveis pela organização do cortejo religioso.

A procissão, que já chegou a sair em janeiro de 1992, será presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno de Almeida, sairá da Igreja da Lapa às 16h e vai percorrer as ruas 31 de janeiro e tenente Valadim, a zona junto à Fortaleza da Póvoa, seguindo depois para a marginal, onde irá passar na Avenida dos Descobrimentos em frente ao porto, regressando ao templo localizado no bairro sul.

O cortejo religioso será composto na sua abertura por uma recriação histórica sobre a sociedade naquela zona há 250 anos, num contributo do Museu Municipal, disse Deolinda Carneiro, diretora do equipamento. Depois, seguir-se-á uma fanfarra, várias dezenas de figurantes, confrarias da cidade, entidades civis e militares, a Banda Musical da Póvoa de Varzim e dois andores, o da Senhora da Lapa, transportado por elementos do Leões da Lapa, e Senhora da Anunciação, a cargo de pescadores de uma campanha.

A procissão, que chegou a estar marcada para o primeiro domingo deste ano, dado que o dia da Padroeira é assinalado a 1 de janeiro, foi desmarcada devido à pandemia.