Procissão de Nossa Senhora do Desterro sai à rua no próximo domingo

0
987

A Nossa Senhora do Desterro começou a ser celebrada pelos fiéis a 22 de maio, com recitação do terço, missas e salva de morteiros todos os dias até ao dia da festa, próximo domingo, dia 1 de junho.

A festa terá o seu ponto alto às 16h00 com a Grandiosa Procissão. Esta é composta por 7 andores, acompanhada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e pela Fanfarra dos Escuteiros. O itinerário é o seguinte: Rua Patrão Sérgio, Rua Elias Garcia, Rua Patrão Lagoa, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Rua Caetano de Oliveira, Rua Latino Coelho, Avenida dos Banhos, Rua Serpa Pinto, recolhendo à Capela. A passagem pela Praia da Salgueira, na Avenida dos Banhos, será assinalada por um grande tiroteio de foguetes. Às 10h00 será celebrada a Missa Solene, cantada pelo Coro da Capela.

A Festa em honra de Nossa Senhora do Desterro reveste-se de grande importância, sobretudo para a comunidade piscatória, particularmente devota desta santa. Os tapetes de flores, tradição já muito antiga, e a procissão são dois dos aspetos mais marcantes das festividades.

Esta procissão é organizada pela Confraria de Nossa Senhora do Desterro da Póvoa de Varzim e a preparação do figurado da procissão, está a cargo da armadeira Paula Cunha da Silva.

O cortejo é um dos mais extensos da Póvoa de Varzim e através pretende demonstrar através dos grupos alegóricos, a história da Sagrada Família de Jesus