Procissão do Enterro do Senhor atrai milhares de pessoas às ruas da Póvoa de Varzim (fotos)

0
1809

Devido à pandemia, que obrigou à interrupção da Procissão do Enterro do Senhor em 2020 e 2021, o cortejo religioso regressou às ruas da cidade, numa noite de silêncio. Milhares de pessoas aproveitaram a noite amena para assistirem a este retorno. O bispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga presidiu ao préstito.

O esquife do Senhor morto saiu, na sexta-feira, pouco depois das 22 horas, da Igreja Matriz, acompanhado por centenas de figurantes, desceu à Praça do Almada, seguindo depois a procissão pelo Largo da República, ruas Manuel Silva e Cidade do Porto, até ao Hospital, onde no Largo das Dores, virou em direção à Rua de S. Pedro, até à igreja de onde tinha saído.

As matracas dos farricocos fizeram o típico ruge-ruge e os fogaréus seguiram com a habitual chama. As bandeiras e estandartes circularam deitadas e as figuras alegóricas envergaram um véu, em sinal de luto. Ao longo da procissão foi realizado o Canto da Verónica.

Acompanharam a procissão as autoridades civis e militares, como também presidentes e representantes de associações locais e respetivos estandartes acompanharam o cortejo do Enterro do Senhor. Encerrou o cortejo a Banda Musical da Póvoa de Varzim.

Entre os milhares de pessoas, muitos estavam com saudades de voltarem a ver “o ambiente de silêncio” de uma das procissões mais antigas da cidade e que também atraiu muitos turistas, nomeadamente espanhóis.

Cerimónias religiosas continuam no fim de semana

Neste sábado de Aleluia, a partir das 21h30 na Igreja Matriz, há a Vigília Pascal, seguido da Missa da Ressureição, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Braga. Domingo de manhã realiza-se a Procissão da Ressurreição.