Professores acampam junto à escola de Aver-o-Mar em protesto ‘Por uma Escola Pública de Qualidade’ (fotos)

0
1817

Dezenas de professores reuniram-se em protesto junto à Escola Básica de Aver-o-Mar, na noite de segunda-feira. A vigília ‘Por uma Escola Pública de Qualidade’ teve início às 19 horas e prolongou-se pela noite dentro, tendo vários professores acampado em frente ao estabelecimento de ensino.

A professora Isabel Pessoa, organizadora do protesto e delegada sindical do Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (S.TO.P.), explicou ao MAIS/Semanário que a manifestação teve por base as últimas negociações com o Ministério da Educação, que na sua opinião foram infrutíferas.

Os professores manifestantes não concordam com as novas regras de recrutamento e fixação de docentes, e segundo Isabel as propostas apresentadas pelo Estado “vêm agravar tudo aquilo que já era mau e já piorou a situação”. “Não vemos negociação nenhuma e já vamos para a 7ª ronda de negociação”, declara, para além de existirem “questões ainda não discutidas”.

O protesto junto à Escola Básica de Aver-o-Mar contou com “muita adesão” e “algumas dezenas de professores e outros profissionais da educação da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende”.

Este texto faz parte de um artigo publicado na edição desta semana do jornal MAIS/Semanário.